Conferência “DIÁLOGOS MAGISTRADOS ADVOGADOS”

Na foto, a Drª Rita Lynce de Faria, Professora Assistente na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa desde 1966 e a Drª Rita Gouveia, advogada.

A SB-advogados esteve presente na Conferência “DIÁLOGOS MAGISTRADOS ADVOGADOS”, no passado dia 5 de Junho, em Cascais, organizada pelo Círculo de Advogados de Contencioso. A sessão de abertura contou com a intervenção da Ministra da Justiça, Drª Paula Teixeira da Cruz a convite do Dr. Soares Machado, presidente do Círculo de Advogados de Contencioso.

Do painel de oradores fizeram parte advogados e juízes de reconhecido nome e vasta experiência no foro. Os conhecimentos na área de processo civil transmitidos pelos juízes foram a maior riqueza para os advogados presentes. No exercício da nossa profissão de advogados é muito necessário e enriquecedor o contacto com os juízes, que diariamente aplicam as normas e se debatem com dificuldades semelhantes às dos advogados. Talvez por isso recordemos desta Conferência, tão bem planificada e organizada, a clareza da apresentação da Dr.ª Maria dos Prazeres Beleza, Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, que de forma despojada alertou os advogados para a necessidade de escreverem peças processuais mais curtas e de identificarem com mais clareza o que se considera que o Tribunal da instância inferior analisou erradamente e que normas violou. Bem como o saber sobre as matérias do processo civil ao nível dos recursos, apresentada pelo Dr. Lopes do Rego, igualmente, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça. Ao longo da Conferência, que durou um dia, diversos advogados e juízes comentaram as exposições dos oradores, o que permitiu um verdadeiro e eloquente diálogo entre todos.

Por tudo isto nos congratulamos de ter participado nesta Conferência.